Instituições Participantes do Núcleo de Articulação


Associação Barraca da Amizade

A Associação Barraca da Amizade (ABA) é uma ONG brasileira que atua em Fortaleza, no Estado do Ceará. A ABA existe desde 1987 trabalhando para propor alternativas de futuro às criança e aos adolescente ditos de rua. Em 1999 a ABA estendeu suas atividades aos adolescentes da comunidade onde se insere, numa preocupação de prevenção. A ABA mantém uma casa de moradia, acolhendo adolescentes em situação de moradia nas ruas de Fortaleza, com atendimento integral, colocando ênfase na volta à escola. A Associação Barraca da Amizade trabalha seguindo vários eixos complementares para alcançar seus objetivos:
- Uma abordagem na rua em articulação com outros projetos e outros programas, no sentido de oferecer alternativas concretas de encaminhamentos fora da rua às crianças e aos adolescentes em situação de rua.
- Uma casa de moradia de 30 vagas onde jovem de 12 a 18 anos, que querem sair das ruas e não têm condições de voltar para suas famílias, recebem alimentação, moradia, atendimento de saúde, educação, atendimento psicológico.
- Um programa sócio-pedagógico de re-socialização e arte educação, com ênfase nas atividades circenses, de qual se beneficiam os adolescentes da casa de moradia (ex-moradores de rua), e os adolescentes marginalizados das comunidades carentes vizinhas à sede da ABA (70 adolescentes).
- Um programa de trabalho com as famílias dos adolescentes atendidos, no intuito de possibilitar o retorno do adolescente à convivência familiar.
- Um programa de profissionalização para efetivar a inclusão social.
- Um programa de sensibilização e responsabilidade social.



Nos primeiros anos após a Criação do Estatuto da Criança e Adolescente – ECA - 13 de julho de 1990, ativistas dos diversos movimentos em defesa dos direitos da Criança e do Adolescente viviam a efervescência de um momento novo na história recente do Brasil: Crianças e adolescentes antes vistos de maneira discriminátoria pelo antigo Código de menores¹ passam a ser tratados como sujeitos de direitos, prioridade absoluta² da nova constituição.

O surgimento do ECA convocava os operadores de direito de então há uma revisão profunda das propostas, métodos, pedagogias e políticas que atendessem as necessidades de crianças adolescentes em todo País. Em Fortaleza, algumas situações de descaso eram evidentes, e a situação de moradia nas ruas de crianças e adolescentes parecia intransponível, pois violava simultaneamente todos os direitos que se queria garantir a uma criança, e para os trabalhadores sociais, não havia equipamentos adequados ou em numero suficiente para atender ao grupo específico.
Com a Missão de atender Crianças e Adolescentes em Situação de Moradia nas Ruas nasce em 27 de maio de 1993 na cidade de Fortaleza – Ceará, a Organização O Pequeno Nazareno.

Em 09 de junho de 1995, juntamente com outras Organizações Governamentais e Não Governamentais, criamos uma Rede de parceiros denominada Equipe Interinstitucional de Abordagem de Rua com o objetivo de unificar e fortalecer as ações voltadas para o atendimento a crianças e adolescentes moradores de rua em Fortaleza.

Ainda em 1995 foi inaugurado a Aldeia infantil "Sítio O Pequeno Nazareno" na cidade de Maranguape na região Metropolitana de Fortaleza para abrigar de maneira excepcional e provisória aproximadamente 80 crianças e adolescentes de 06 a 12 anos do sexo masculino, com o vinculo familiar rompido e que não poderiam retornar imediatamente a suas famílias de origem.

Em 25 de abril de 2003, foi estabelecida a filial de Recife – Pernambuco, com a inauguração da Aldeia infantil que leva o mesmo nome da matriz "Sítio O Pequeno Nazareno" na Cidade de Itamaracá, Região Metropolitana de Recife com as mesmas características de atendimento.

Em 08 de dezembro de 2005 foi lançada no Senado Federal uma Campanha Nacional de Enfrentamento a Situação de Moradia nas Ruas de Crianças e Adolescentes – intitulada Criança Não é de Rua – marcando o início da atuação da Organização a nível Nacional no campo do advocacy político promovendo uma discussão pela construção de uma política Nacional que atenda o público em foco.

A criação de uma metodologia adequada para lidar com um publico tão peculiar foi certamente a grande dificuldade inicial. As tragédias familiares, os traumas da rua, a abstinência às Drogas, refletiam diretamente no cotidiano do nosso trabalho. Convencer uma criança a sair da rua e assumir um novo projeto de vida é uma tarefa demasiadamente complexa. Convencer "a rua" a sair de dentro da criança era um desafio ainda maior.

Não adianta acolher a criança da rua, mudando o lugar em que ela vive, sem que ocorra uma mudança de valores em sua vida. 15 anos mais tarde, a experiência do dia-a-dia foi promovendo o entendimento necessário para a afirmação de uma pedagogia capaz de oportunizar a mudança esperada. Hoje a organização O Pequeno Nazareno é uma das maiores instituições em território Nacional no atendimento à crianças em situação de moradia nas ruas, atuando de maneira global na educação social de rua, atendimento institucional, educação formal, a profissionalizante, atendimento familiar, e construção e controle de políticas publicas para o tema em foco. Basta de crianças morando nas ruas!